terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A Dupla de 2015 - [ A-hargentina ]

Depois de nove meses você vê o resultado, que é nada mais nada menos que um novo post nesta bagaça!

Nem eu acredito que estou aqui de volta vos escrevendo minhas irrelevâncias. Nesse intervalo de tempo meu PS2 (sim, PS2) foi consertado e já pifou novamente. No momento não tenho grana nem pra pegar um PS3, nem outro PS2 novo, provavelmente nem um PSX... É a crise! Alguns dizem que não há crise alguma, que é apenas uma invenção dos governos, um discurso pra justificar a gestão ruim de nossos administradores municipais, estaduais e federais. Um joga a culpa pro cacique maior. Sendo uma crise de fato ou não, posso dizer que vi a realidade onde trabalho. Parte dos trabalhadores terceirizados dispensados, exoneração de vários funcionários em cargos de comissão, redução dos plantonistas, etc. Algumas pessoas acham que com essa tal crise deveria se instalar um caos, que as pessoas parassem de fazer compras, ir ao cinema, viajar. Para os que não perderam seu emprego, creio que nada disso foi necessário, apenas uma reflexão e certa contenção de gastos, já que a inflação vem subindo abraçada com o dólar, enquanto a gasolina e a conta de luz não sabem o que é diminuir.

Em todo caso, 2015 tem sido um ano especial, obviamente não pelas crises sócio-economico-morais, mas por dois fatos inéditos pra mim, e até então impensados de ocorrer tão repentinamente. Em junho surgiu uma oportunidade que eu não pensei que teria coragem de aproveitar. Minha namorada havia me dito que algumas passagens estavam em promoção, então sem nenhum compromisso fui conferir os preços. Ao abrir a lista simplesmente não pude acreditar no que via. Passagens pra Buenos Aires com preço de viagem nacional. Mas até aí o inacreditável era apenas o preço. Fui comunicar logo meu compadre que é um grande entusiasta de viagens e há algum tempo desejava que eu o acompanhasse em suas aventuras latinas. Ultimamente ele nem estava na intenção, mas a oportunidade também mexeu com ele, que buscou logo convencer um outro casal de amigos (até então).

Pouco mais de 1h depois estávamos comprando as passagens! Meu Deus, nem pensei em perguntar nada a minha mãe, tia, primos... apenas segui o desejo. Infelizmente não consegui comprar todas as passagens para o mesmo vôo, mas isso era o que menos importava, a vontade era de gritar, soltar fogos. Algo que nem era sequer imaginado até o início da noite, seria o plano principal dos meses a seguir. Fui deitar ainda agitado, o sono demorou a chegar. Só fiquei mais tranquilo após receber as confirmações de reserva dos bilhetes.

Dois fatos inéditos? Até agora só se falou de um. Enfim, esse ano foi ano de Rock in Rio, ja sabíamos que ia ter Metallica. Queen mesmo sem Freddie é uma dádiva, Queens of Stone Age também foi legal, até System of a Down que ainda não assisti sei que posso afirmar que foi bom. Lulu Santos e Paralamas também não deixaram a desejar. Mas havia um show especial... o do A-ha! Assim como Queen, é uma banda atemporal. Além de tantas músicas que já ouvia, eles ainda conseguem manter o nível de composição e performance. No dia do show deles também aconteceu um eclipse, a tal lua de sangue. Minha mãe me pediu pra descer pra ver junto com ela a lua, logo na hora do show. Provavelmente perdi metade da apresentação, mas não fiquei muito chateado, afinal logo os veria... ao vivo! Sim, A-ha ao vivo! Esse é o tal segundo fato inédito deste ano! Que por si só já precisa de outra postagem. E lá vamos nós...

Stay On These Roads, my friends!

domingo, 4 de janeiro de 2015

Luto pelo Brasil ou Luto pelo Brasil?

A eleição presidencial desse ano poderia facilmente ser o enredo de algum filme. A já começar pela morte do presidenciável Eduardo Campos. Marina, sua vice e por conseguinte candidata após a tragédia começou liderando as pesquisas assim que seu nome foi lançado. Não se sabe até onde pelo fato da comoção, ou pelo mote da nova política. Por outro lado a polarização PT-PSDB parecia ameaçada. Aécio amargurava o 3° lugar, enquanto tentava lançar suas propostas e associar o nome de Marina ao PT. Já Dilma não poupou Marina, muito menos Lula pegou leve com sua ex-companheira. A propaganda do PT foi muito bem feita no sentido de destroçar ('desconstruir' foi um eufemismo) Marina. O exemplo mais claro que tivemos foi o da autonomia do Banco Central, que segundo Dilma, faria com os banqueiros tomassem conta e a comida sumisse das mesas das famílias. Infelizmente muita gente não tem informação suficiente para discernir certas coisas. E pelo visto esse golpe pegou em cheio. Sendo assim, a 15 dias do pleito, Marina começou a despencar nas pesquisas, enquanto Dilma subia e Aecio parecia crescer muito pouco. Faltando uma semana, e depois de duros debates, as pesquisas já davam empate técnico entre Aécio e Marina.

O último debate do 1° turno já era uma prévia do que viria a ser o 2°. Dilma parecia já não se importar tanto assim com Marina e visava mais Aécio pro confronto direto. A recíproca era verdadeira. Marina já se mostrava abatida, pois mesmo com os debates não havia tempo suficiente para apresentar bem as propostas. A propaganda gratuita dava menos de 2 minutos a ela enquanto daria cerca de 10 a Dilma.

No fim, a campanha de Aécio ganhou gás e superou bastante os índices das principais pesquisas. Marina aumentou um pouco o percentual de votos que teve em 2010. Ela obteve maioria no Acre e Pernambuco, além de expressiva votação no DF. Aécio, como esperado, teve mais votos no Centro Oeste e Sul, e foi esmagador em SP. Já Dilma veio dominando Norte e Nordeste, com ressalvas a Rondônia e Roraima, junto dos territórios marineiros.

O 2° turno foi ainda pior no sentido dos ataques, e os debates apenas serviram pra acirrar ainda mais os ânimos. A fábrica de boatos e jogo sujo não pararia até o dia final. Os de ordem pessoal, imagino que todos já ouviram: Aécio cheira cocaína, bate na mulher... Nas redes sociais, os MAVs (Militância em Ambiente Virtual ou algo assim) agiram disseminando outros boatos, inclusive se passando por eleitores de Aécio e fazendo comentários racistas. Isso sem contar a distribuição de jornais e panfletos nas ruas, e mensagens por celular, a maioria informando que quem não votasse em Dilma, perderia a bolsa família.

No dia da eleição do 2° turno eu estava de plantão, então fui votar logo cedo. Por coincidência encontrei dois colegas de trabalho, mas não peguei fila na minha seção. Os resultados do exterior saíram logo de manhã e davam margem ampla a Aécio, o que parecia um bom sinal. Mas no começo da noite fomos confrontados com o resultado final, cuja apuração só foi liberada assim que acabou a votação no Acre. Eu estava na casa de minha tia, com minha mãe e namorada. A vitória que parecia tão perto não veio. Enquanto se sentia o desapontamento geral por todos aqueles que queriam mudança, aos que votaram em Dilma, só pude constatar felicidade nos militantes e nos "inocentes".

Que 2015 traga alguma esperança...

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Imagina na Pós Copa!

Pois é, demora tanto, e tão rápido se vai. Eu podia tá falando do salário, mas dessa vez é da Copa mesmo. Depois de uns dias vc se acostuma a ver 3 jogos, elege um canal favorito, cria simpatia com algumas seleções. Elas se saúdam e se vão...! Dessa vez o nobre Japão não passou da primeira fase, mas deixou a lição de educação e limpeza com seus torcedores limpando a própria sujeira após os jogos. A Grécia que aqui se hospedou conseguiu a façanha de passar pras oitavas, mas mesmo com um jogador a mais na prorrogação não conseguiu se impor de fato ante a Costa Rica, a zebra sensação da copa que deu aquele frio na barriga dos holandeses. O técnico da Holanda foi considerado por muitos o melhor, pela ousadia das alterações e buscando sempre a ofensividade. O Chile também vale ser destacado por ter derrotado a Espanha, e dar um sufoco daqueles no Brasil.

Nossa seleção que já andava sob desconfiança, caiu em total desarmonia depois da saída de Neymar. Ele não salvaria, mas provavelmente poderia evitar o maior vexame de todos os tempos do Brasil numa copa (e fora dela também!). 7 gols que quem viu nunca mais vai esquecer. A final foi entre a seleção que nos deu a maior surra da história e a nossa maior rival, Argentina. Mesmo com a humilhação a maioria ainda preferiu torcer pela Alemanha. Ou melhor, contra a Argentina. O final da final foi igual ao da copa passada. Jogo equilibrado, times mais cautelosos na prorrogação até que sai um gol quando se achava que iria acabar nas penalidades. A Alemanha mereceu ganhar não só por ter um time melhor coletivamente e individualmente, mas é a recompensa por um projeto bem feito começado desde que eles perderam em 2002 pra nós. Agora vem a depressão pós-copa... a primeira semana é a mais estranha. Já que ainda se fala muito, mas não tem mais nada pra acompanhar.

Deixando a copa de lado, tive uma crise existencial de objetos ao meu redor. O computador ligava e desligava na mesma hora, e estava na assistência há um mês. Meu celular já não era mais o mesmo desde que um acidente de trabalho deu um banho nele, nem a bateria nova dava mais jeito. A wi-fi parava do nada, desligava de repente... vixe! E de brinde, o carro me vem dar problema na bomba de combustível. Agora posso dizer que tudo voltou ao normal. Se bem que o pc me deu um belo susto. Quando eu trouxe de volta pra casa e liguei, o problema continuava. Fiquei sem acreditar, e voltei na assistência. Lá funcionou de novo e fiquei com cara de nem sei o que...  Mas dessa vez, ja em casa, quando botei na tomada ele ligou normalmente. Nesse mesmo dia que peguei o pc, assim que saí da assistência, vim determinado a trocar de celular. Então fui até o shopping, e dei uma pesquisada. Os preços praticamente os mesmos em todas as lojas, mas tinha em mente que iria acabar comprando na Saraiva, e foi assim mesmo que aconteceu. Lá chegando encontrei um modelo da Sony em promoção. Fui achando que ia levar um Moto G, mas o Xperia L me convenceu, tanto pelo preço, configuração, design e conforto ao manusear. Não acharia custo benefício maior em canto algum. Voltei pra casa com celular novo e o pc 100%!

2014 tem sido um ano bastante estranho. Acho que não preciso mais falar de copa ne? Neste ano já se foram o carinha do Hermes e Renato, Robin Williams, além do candidato que fazia a alegria do povo nos debates, saudoso Plínio de Arruda, e agora às vésperas de começar a propaganda eleitoral, morre um candidato a presidência! Fato que chocou tanto por ser o candidato da '3ª via', mas que estava estacionado nos 10% nas pesquisas, ainda jovem pro contexto político, pai de 5 filhos, e que se não fosse pro 2º turno nessa eleição, certamente já seria um nome apontado pras próximas. Na segunda-feira tinha visto uma matéria do CQC, onde ele aparecia junto com o ex-deputado federal Pedrinho Valadares, daqui de SE, que também faleceu. Na terça a tão comentada entrevista pro Jornal Nacional. E no dia seguinte, o acidente aéreo. Eu tinha pretensão em votar nele, mas ainda queria ver tanto a propaganda quanto os debates. Agora, provavelmente Marina vai voltar a cena como cabeça, e isso deve levar a mais uma eleição mais disputada. Espero que o povo que disse que ia votar nele, não pense agora em anular o voto. Afinal, ainda temos o Ey-Ey-Eymael!

Mas não é só tragédia, até por que agora temos um canal que passa Jiraiya, Jiban e Changeman. Não é a Manchete, e nem é um canal japonês! Muito bom rever isso! Se bem que também é muito bom poder ver a NHK (canal japa), coisa que eu queria desde os tempos da Locomotion...



Só eu acho que essa figura ficaria boa em uma camisa?

domingo, 22 de junho de 2014

Imagina na Copa!

Estou conseguindo realizar alguns desejos esse ano. Pelo menos por enquanto voltei a comprar livros com maior frequencia, mas ainda são livros de infotmática. Também quero de outros tipos. Recentemente adicionei nessa lista de desejos: Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo (na verdade todos os livros da série de  Guia Politicamente Incorreto me parecem bem interessantes), e O Livro da Filosofia (os livros dessa série também me parecem interessantes: Economia, Política, Religiões).

E por falar em desejos, acabei por realizar um que guardava desde antes de me mudar pra cá. Deixei a Oi, ou melhor, a Oi simplesmente abandonou o barco. Há um mês atrás chegou uma fatura com um preço bem mais alto do que eu pagava pelo Oi Conta Total. Seguindo a orientação de uma prima, minha mãe e eu fomos cancelar o Oi Conta Total, e passamos pra um plano bem barato, mais a velox. Automaticamente o plano entrou em funcionamento, mas depois de alguns dias minha mãe quis voltar ao Oi Conta Total. Até aí parecia tudo certo, e por pouco não fiquei totalmente preso a Oi, pois era até vantajoso adquirir a tv por assinatura deles. No entanto, passado alguns dias, a velox simplesmente parou em um fim de semana. A primeira resposta dada, foi que a rede aqui perto estaria em manutenção, mas conheço pessoas aqui perto que também tem e não havia apresentado nenhuma interrupção. Depois de nova reclamação, mais uma promessa de que voltaria em até 3 dias. Nada! Daí parti pra Anatel. Eles até ligaram pra cá, mas sinal de internet que era bom, zero. Nessa brincadeira, quase um mês se arrastou, até que numa bela tarde fui no ponto mais próximo daqui onde sabia que iria encontrar um vendedor. Até podia ser da Net, mas foi da GVT. Em 15 minutos tinha praticamente resolvido o problema de quase um mês. Dois dias mais tarde os técnicos estavam aqui. Assim, também deixei a Sky, ao menos essa não por maus serviços. Vou sentir saudade dos canais de áudio. A compensação foi realizar outro desejo, este bem mais antigo, o de ter o canal japonês em casa!

É ano de copa, tempo de relembrar as copas passadas, arranjar tabelas e comprar o álbum. Bem... o álbum não sei se vou comprar, mas gostei dos copos. Comprei 5 que tem ilustrações de países participantes. Brasil, Argentina, Itália, Inglaterra e Alemanha. Podiam ter feito de alguns outros países também. Apesar que eu não teria nem lugar pra guardar... A Copa no Brasil tá sendo bem interessante, não só pelo fato de ser aqui. A Grécia se hospedou aqui em Aracaju, uma pena que não tenha sido o Japão! Em muitos dos jogos, principalmente nos primeiros, a vitória vem de virada. A zebra corre solta, e quando não corre, pelo menos assusta. A Costa Rica deu uma sapatada no Uruguai e bateu a Itália! A Holanda goleou epicamente a Espanha, parecia que o trio ofensivo Robben, Van Persie e Sneidjer tinham tomado pro lado pessoal a derrota na final da copa passada. Depois disso a Espanha é eliminada frente ao Chile. Observando o jogo, a Espanha parecia o Chile e o Chile parecia a Espanha... outros tempos! Provavelmente o fim de uma geração, mas não necessariamente do estilo de jogo. A Argentina apesar de bons nomes e sem Tevez, depende de Messi e ainda não mostrou a que veio, tomando sufoco do Irã. Outras considerações ainda sobre a copa são sobre a torcida brasileira, que geralmente toma partido da seleção mais fraca, grita olé, e canta em todo jogo que é brasileiro com muito orgulho... isso eu acho estranho, mas pelo visto é farra, festa e folia, então tá valendo tudo.

Não acho que a copa esteja comprada e nem que o Brasil vai ganhar. Vou torcer como sempre, apesar que as eleições vem aí, e caso o Brasil ganhe, isso será usado de alguma forma em campanha pelo bloco governista, já que esse tipo de euforia acaba mascarando algumas coisas e iludindo muita gente. A copa não vai resolver nenhum problema, os que haviam continuarão havendo. Protestar contra a copa faltando 1 mês ou até poucos dias é incoerente, a escolha foi feita há 6 anos. Mas o gigante só acordou ano passado ne?

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Retrospectiva Introspectiva

Realmente é um ultraje (quase a rigor), um post sair nessa bagaça só depois de 6 meses! Parecendo que eu não tenho nada o que dizer, também não tendo nada o que fazer, e só pra garantir esse refrão, eu vou... Enfim, em todo caso não podia deixar de escrever antes que o ano terminasse. Imagino que vou me esquecer de mencionar algumas coisas, mas os próximos posts estão aí pra isso!

Já disse que ganhei uma afilhada? Sabe uma dessas belas noites quando a gente não espera nada? Eis que o telefone chama. Ainda que o convite tenha sido de um amigo de infância, não deixou de ser surpreendente de certa forma, e me deixou bastante contente! Ela é tão bonitinha!

E a Black Friday? Somos motivo de gozação pros americanos, idealizadores da data. Como dizem, compra-se pela metade do dobro. De fato, procurando pela internet, talvez uns 15% a 20% das coisas anunciadas tem um preço que vale a pena comprar o produto. Encontrei algumas camisetas, um violão e a Dolce Gusto. Como passei o dia todo praticamente fora de casa não tive tempo pra decidir. Quem sabe próximo ano ne? Aqui em Aracaju o Extra passa a madrugada de sexta aberta, e pela quantidade de carros no estacionamento, deve ter boas ofertas. Como eu nunca lembro disso antes, vou escrever aqui como recado.

Foi um ano estranho se pensarmos que morreram Chorão e Champignon (Se vocalista do Charlie Brown = morte), o veloz e furioso Paul Walker (morte irônica), o governador Déda (muito esquisito um governador ainda no mandato falecer), e no finalzinho Mandela e Reginaldo Rossi.

Além disso, descobri meu lado alien. Algumas pessoas têm dois ou quatro sisos pra arrancar. As mais sortudas não tem nenhum. Eu ganhei seis de brinde!



Falando em aliens...

Ganhei um pc novo! Com uma configuração supimpa, mas sem uma placa de vídeo realmente boa. Creio que por isso ainda não virei sócio da Steam... Na verdade ganhei dois pcs, já que a bateria do notebook não dá mais conta. Há algumas semanas a GVT finalmente chegou aqui na rua! (Ahh, agora não quero mais também!) O que seria um sonho logo que me mudei pra cá, mas não tenho problemas com minha conexão, e a Sky não tem dado dor de cabeça. Nas férias descobri que uma série que eu desejava há um bom tempo ver: Newsradio! Acho que só eu conheço essa. Pior de tudo foi descobrir que o ator que eu mais gostava morreu há 15 anos... Saudoso Phil Hartman! (Na verdade, foram duas séries! 3rd Rock from The Sun também.) Obrigado, Comedy Central!



E o Anderson Silva? Da primeira vez que ele perdeu, passei a noite na casa de uma prima com alguns chegados, e no final a decepção. Mas não vou criticar porque ele perdeu fazendo a mesma coisa que fazia e tantas vezes venceu. Dessa vez eu nem vi, acabei dormindo antes, mas não podia imaginar que terminaria em uma fratura na perna. Só soube do resultado de manhã ao chegar no trabalho. Pensando bem, foi melhor ter ido dormir.

E o Zé Dirceu? Prefiro não comentar...

Uma palavra que só se diz em dezembro: Confraternização (Não é Natal não!)

Aqui começam a falar do Natal depois das festas juninas. Por que as propagandas tem que ser tão parecidas? "Já é Natal no [insira aqui seu estabelecimento comercial]!!"

O Natal foi bacana, tanto com minha família quanto com a da namorada. Ganhei mais uma caneca do SPFC, um rádio alto-falante, em formato de lata de refrigerante e algumas camisas. Comprei alguns presentes e sei que a maioria deles agradou bastante, mas pensando bem, me arrependo pelo de minha mãe, logo o que mais demorei pra escolher... Apesar de ter sido um bonito espelho em forma de coração, acho que alguma outra coisa até mais barata fosse melhor. Querendo ou não, sempre vou me cobrar mais pelo dela.

Nessa época geralmente decidimos o que queremos do próximo ano. Ano de Copa do Mundo e eleições. Não quero que seja diferente só por causa disso. Depois da pós-graduação só fiz algumas provas de concurso. Apesar de ter me dado bem em duas, sinto que não serei chamado. Agora o jeito é estudar pra conseguir algo melhor onde estou mesmo. As férias passam rápido demais, não importa o que você faça ou mesmo que não faça nada. Não sei se devo ficar desejando muito. Esse ano foi de sacrifício assim como deve ser o próximo, mais um ano pra se estabelecer. Em todo caso, sinto que preciso comprar livros, fazer algumas viagens, arranjar um instrumento musical e uma placa de vídeo.

Buscar ser uma pessoa melhor não pode ser apenas uma resolução de ano novo. Devemos ter isso sempre em mente, mas é no final de ano que paramos mais pra pensar no que fizemos. Por mais que a gente tente agradar a todos que gostamos, alguém se sentirá desamparado, incompreendido ou insatisfeito.




Feliz 2014!