segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Retrospectiva Introspectiva

Realmente é um ultraje (quase a rigor), um post sair nessa bagaça só depois de 6 meses! Parecendo que eu não tenho nada o que dizer, também não tendo nada o que fazer, e só pra garantir esse refrão, eu vou... Enfim, em todo caso não podia deixar de escrever antes que o ano terminasse. Imagino que vou me esquecer de mencionar algumas coisas, mas os próximos posts estão aí pra isso!

Já disse que ganhei uma afilhada? Sabe uma dessas belas noites quando a gente não espera nada? Eis que o telefone chama. Ainda que o convite tenha sido de um amigo de infância, não deixou de ser surpreendente de certa forma, e me deixou bastante contente! Ela é tão bonitinha!

E a Black Friday? Somos motivo de gozação pros americanos, idealizadores da data. Como dizem, compra-se pela metade do dobro. De fato, procurando pela internet, talvez uns 15% a 20% das coisas anunciadas tem um preço que vale a pena comprar o produto. Encontrei algumas camisetas, um violão e a Dolce Gusto. Como passei o dia todo praticamente fora de casa não tive tempo pra decidir. Quem sabe próximo ano ne? Aqui em Aracaju o Extra passa a madrugada de sexta aberta, e pela quantidade de carros no estacionamento, deve ter boas ofertas. Como eu nunca lembro disso antes, vou escrever aqui como recado.

Foi um ano estranho se pensarmos que morreram Chorão e Champignon (Se vocalista do Charlie Brown = morte), o veloz e furioso Paul Walker (morte irônica), o governador Déda (muito esquisito um governador ainda no mandato falecer), e no finalzinho Mandela e Reginaldo Rossi.

Além disso, descobri meu lado alien. Algumas pessoas têm dois ou quatro sisos pra arrancar. As mais sortudas não tem nenhum. Eu ganhei seis de brinde!



Falando em aliens...

Ganhei um pc novo! Com uma configuração supimpa, mas sem uma placa de vídeo realmente boa. Creio que por isso ainda não virei sócio da Steam... Na verdade ganhei dois pcs, já que a bateria do notebook não dá mais conta. Há algumas semanas a GVT finalmente chegou aqui na rua! (Ahh, agora não quero mais também!) O que seria um sonho logo que me mudei pra cá, mas não tenho problemas com minha conexão, e a Sky não tem dado dor de cabeça. Nas férias descobri que uma série que eu desejava há um bom tempo ver: Newsradio! Acho que só eu conheço essa. Pior de tudo foi descobrir que o ator que eu mais gostava morreu há 15 anos... Saudoso Phil Hartman! (Na verdade, foram duas séries! 3rd Rock from The Sun também.) Obrigado, Comedy Central!



E o Anderson Silva? Da primeira vez que ele perdeu, passei a noite na casa de uma prima com alguns chegados, e no final a decepção. Mas não vou criticar porque ele perdeu fazendo a mesma coisa que fazia e tantas vezes venceu. Dessa vez eu nem vi, acabei dormindo antes, mas não podia imaginar que terminaria em uma fratura na perna. Só soube do resultado de manhã ao chegar no trabalho. Pensando bem, foi melhor ter ido dormir.

E o Zé Dirceu? Prefiro não comentar...

Uma palavra que só se diz em dezembro: Confraternização (Não é Natal não!)

Aqui começam a falar do Natal depois das festas juninas. Por que as propagandas tem que ser tão parecidas? "Já é Natal no [insira aqui seu estabelecimento comercial]!!"

O Natal foi bacana, tanto com minha família quanto com a da namorada. Ganhei mais uma caneca do SPFC, um rádio alto-falante, em formato de lata de refrigerante e algumas camisas. Comprei alguns presentes e sei que a maioria deles agradou bastante, mas pensando bem, me arrependo pelo de minha mãe, logo o que mais demorei pra escolher... Apesar de ter sido um bonito espelho em forma de coração, acho que alguma outra coisa até mais barata fosse melhor. Querendo ou não, sempre vou me cobrar mais pelo dela.

Nessa época geralmente decidimos o que queremos do próximo ano. Ano de Copa do Mundo e eleições. Não quero que seja diferente só por causa disso. Depois da pós-graduação só fiz algumas provas de concurso. Apesar de ter me dado bem em duas, sinto que não serei chamado. Agora o jeito é estudar pra conseguir algo melhor onde estou mesmo. As férias passam rápido demais, não importa o que você faça ou mesmo que não faça nada. Não sei se devo ficar desejando muito. Esse ano foi de sacrifício assim como deve ser o próximo, mais um ano pra se estabelecer. Em todo caso, sinto que preciso comprar livros, fazer algumas viagens, arranjar um instrumento musical e uma placa de vídeo.

Buscar ser uma pessoa melhor não pode ser apenas uma resolução de ano novo. Devemos ter isso sempre em mente, mas é no final de ano que paramos mais pra pensar no que fizemos. Por mais que a gente tente agradar a todos que gostamos, alguém se sentirá desamparado, incompreendido ou insatisfeito.




Feliz 2014!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

You are being watched!

Pessoas (de interesse) ou não, vocês estão sendo observados! O governo dos EUA que o diga...



Agora é hora do fim das temporadas da maioria dos seriados que vem sendo exibidos, ou seja, hora de buscar outros seriados! (Ou alguma coisa melhor pra fazer, não dá pra viver só disso...) Enfim, terminados Revenge, Person of Interest, New Girl e How I Met Your Mother. Além de Game of Thrones ne? Espero que tenham gostado do casamento vermelho. Talvez agora seja um bom momento pra voltar a ver Dexter, já que a última temporada vai começar. Band of Brothers, Spartacus, Sons of Anarchy e Curb Your Enthusiasm também estão na lista de espera. E já me passaram Vikings, que pelo que dizem é como um Game of Thrones light...veremos! Com tanto seriado, o hd ficou semi-lotado, e aí não houve jeito senão conseguir um hd externo de qualquer jeito. Achei uma boa utilidade para aqueles pontos de cartão de crédito e peguei um Seagate de 500 GB. Se eu pudesse esperaria mais um pouco pra poder conseguir algum de 1 TB, mas a situação era de urgência, então foi uma boa aquisição. Espero que esse dure mais tempo e não me dê sustos. Afinal de contas, não é muito legal você tirar um cochilo e quando acorda perceber que seu hd simplesmente não funciona mais...

Também é hora de aproveitar e tirar a poeira de uns animes. Recebi algumas recomendações pra começar a ver Gintama, Black Rock Shooter, Chihayafuru, Hunter x Hunter, Shingeki... Mas a maioria desses novos (ou não tão novos assim) não parecem muito interessantes logo de cara (há algum tempo tenho essa impressão), o jeito é procurar aqueles "inéditos" de anos atrás, e voltar a ver os infinitos Bleach e One Piece. É incrível como nossa mente consegue fazer associações com coisas que você nunca mais esperaria lembrar. Pois bem, comecei a ver Shingeki no Kyojin (Shingeki pros íntimos, e Ataque de Titãs pros tradutores), e o nome do próximo episódio é Ano Hi Ni (Naquele dia), que também é o nome da música de encerramento de Video Girl Ai (anime dos bons tempos [1990's]).


Por sorte, voltei a ter tv por assinatura (logo agora que eu tava acostumando a ver Ratinho...). Depois da furada da Oi, que enrolou pra fazer a instalação aqui, problema resolvido com um passeio no shopping e uma promoção da Sky. Três dias depois um cidadão apareceu aqui e fez o milagre acontecer: eu tinha de volta (finalmente!) Sony e Warner.

Às vezes podemos tirar coisas boas de algumas desgraças. A tia da namorada (e não a namorada da tia, ne Daniela Mercury?) teve um problema com o notebook, que não iniciava mais. Adivinhem que peça não funcionava mais... exatamente, o hd. (Sempre ele!) Depois de mexer no notebook fiquei instigado a tentar dar um jeito no meu pc. Primeiro, ele nem ligava... então com meu trauma de hd me fez resgatar um que tenho aqui guardado, mas mesmo com 3 hds o pc continuava a não dar sinal de vida. Então, desconectei os cabos ligados na placa mãe, tirei a placa de vídeo, deixei só um hd e coloquei a memória em outro slot. Daí ele começou a apitar, opa! Placa de vídeo de volta e ele voltou a ligar certinho. Agora o problema é com o Ubuntu que não iniciava de jeito nenhum, e nem deixava o Win XP funcionar também. Já tinha acontecido antes e como o hd ta meio bichado, não conseguir achar a solução específica, eu sempre resolvia instalando algum outro sistema operacional, achando que era um problema exclusivo do hd. Porém dessa vez eu não tava conseguindo nem assim, então fui pesquisar mais pacientemente. Várias soluções de foruns apareceram, mas não pareciam fazer nenhum efeito. Com um pouco mais de disposição e usando as palavras certas, achei "A Solução" (http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-1682038.html), tanto que os comentários eram de agradecimento com aquele alívio depois de semanas ou meses sem saber como lidar com o problema. Aí foi só alegria, na mesma semana Sky e pc de volta! O fato é que preciso de um pc novo, e logo!



Até a próxima, rebanho!







domingo, 31 de março de 2013

Ano Novo Vida Nov...Quer parar com isso?!


Eis aqui minha pessoa que retorna pra tirar este blog desse quase coma de já nem sei quanto tempo mais, eu não esperava ficar tanto tempo assim sem escrever, mas dia vai, dia vem... sabe como é ne? Depois de "tantas" postagens pré-mudança, eu não ia chegar aqui e dizer apenas: "mudei!" e colocar uma foto de caixas empilhadas. Mas isso não quer dizer que não fosse botar nenhuma foto com caixas empilhadas ne? (Olha aí as tralhas ainda no apartamento antigo) Engraçado é que depois que você não precisa mais de caixas, elas aparecem onde menos se espera e nos tamanhos que mais se deseja. Agora chega de falar de caixas! Caixas caixas caixas! Vem pra Caixa você também...VEM!


O dia da mudança obviamente foi cansativo ao extremo, com algumas falhas de planejamento, mas nada que realmente atrapalhasse no fim. Trouxe mais algumas coisas que deviam ficar longe dos transportadores e fiquei esperando aqui pra que começassem a colocar as coisas. Mas como parece ser de praxe houve um atraso básico e quando terminaram de botar tudo no caminhão já era hora do almoço. Tudo foi tranquilo, mas não pode se esperar que tenham todo o cuidado que a gente teria ne? Então, o resultado disso foi um ou outro estofado branco ter chegado meio pretinho, algumas partes do guarda-roupa terem sofrido, enfim...o importante é que ta tudo no lugar, ou quase isso. Até o montador poder vir eu já tinha me esquecido de metade do que tinha no armário da cozinha. Hoje posso dizer que está tudo em pleno funcionamento, mas não necessariamente do jeito ou no lugar ideal. O modem e roteador do velox estão na sala, quando eu puder usar o pc, que fica no meu quarto, isso vai ser um pequeno problema. O pc fica um pouco longe da tomada, então o fio da extensão por enquanto fica pelo meio do caminho.


Mas depois disso tudo afinal, o que mudou em minha vida? Bem, até agora não tenho um lugar de almoço certo, tenho chegado em casa um pouco mais tarde, não subo ou desço escadas com frequência, não tenho que me preocupar com vizinha da língua grande (ainda), detalhe pro fato que os vizinhos de porta são os donos de um restaurante aqui perto que passei a frequentar, mas certamente não são do tipo que me preocuparia. Agora tenho outros parentes morando bem perto, consigo ver a praia da varanda, e aviões decolando a todo tempo. O sol bate forte no meu quarto à tarde. A princípio cortinas, e agora, uma película na janela faz o árduo trabalho de deter a luz. Por incrível que pareça, uma das coisas que eu estava mais ansioso pra que acontecesse era justamente não ser obrigado a fechar a janela pra dormir. Não tem como um ladrão subir tanto, nem algum doido acertar uma pedra aqui, então tá liberado! Tem um prédio quase na frente, mas fechando o lado certo não há perigo! Nos dias de lua cheia, a luz da lua entra aqui no quarto e a conexão deu aquela melhorada, mas em compensação estou sem tv a cabo. Adoro Record News!


Ainda não explorei tanto assim as ruas próximas, mas se eu pudesse resumir o bairro diria que é uma universidade com algumas avenidas de brinde, separadas por canais, onde eu me perdia fácil fácil! Pelo menos agora já me sinto semi-familiarizado, nada que algum aplicativo de localização não faça também ne? Por acaso os canais estão começando a ser cobertos agora, que sorte a minha, hein?

Até a próxima!




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

12.12.12

Bem, meus caros. Talvez... (apenas talvez) esta seja a última postagem deste ano no mínimo curioso. Tanto de uma forma geral, como pra mim também em particular. Um ano em que morrem Hebe e Niemeyer, Corinthians campeão da Libertadores e do Mundial (pasmem!), Ricardo Teixeira depois de décadas largando o osso da CBF, Felipão voltando a ser técnico da seleção e desenterrando junto o Parreira. Palmeiras na Libertadores e rebaixado pra 2a divisão. Deste século este é o último ano que possibilita dia, mês e ano com os mesmos números. Antes da data deste ano, destaco 10/10/10 (lançamento do última versão do Ubuntu que realmente gostei) e 06/06/06 (The number of the beast, e aniversário de uma amiga). Não acredito em numerologia, mas este 12/12/12 teria que ser uma data marcante, e foi. Na verdade, não apenas o dia 12, mas a semana como um todo foi muito boa!

Depois do primeiro resultado da prova objetiva, estava esperando o resultado da redação. Com bastante receio, diga-se de passagem, mas acreditando ter feito coisa melhor que o ano passado, quando não tive chance de ter a redação corrigida. Consegui 5,7 e agora é só esperar o resultado definitivo e a prova de títulos. No dia seguinte, o fatídico 12 de dezembro de 2012, realizou-se a final da Copa Sul Americana entre São Paulo x Tigre (Não confundir com o Tigres, do México). No primeiro jogo, na Bombonera, o São Paulo começou bem, até que a catimba argentina funcionou e tirou de campo Luis Fabiano. Com 10 jogadores de cada lado o jogo ficou mais cauteloso, amarrado, e sem o ponto de referência na área, o SPFC não conseguiu criar boas chances. Ficava como lição como o time adversário era violento, e que fariam qualquer malandragem possível. Para acompanhar o jogo fui a casa de uma prima, mas tive que apanhá-la antes na casa da mãe. No meio do caminho ela liga para o marido avisando que não iríamos mais ver o jogo lá. (Não façam isso, crianças! Não numa final de campeonato internacional...) Então chegamos sorrateiramente... com buzinaço, bombas, e champagne de brinde. Detalhe: eles têm uma filha de 4 meses. Começou o jogo, muito bom, movimentado, e viria a melhorar quando saiu o primeiro gol da noite, e o último de Lucas, se despedindo para o PSG. Pra animar a festa, aquela pizza no capricho! O São Paulo queria fazer mais, e à medida que o segundo gol se aproximava, mais a catimba adversária aumentava. Entretanto, não foi suficiente pra evitar mais um gol. SPFC 2 x 0 Tigre. Aí o jogo começa a pegar fogo! Lucas, que fazia seu jogo de despedida e se destacava em campo foi perseguido com mais afinco até tomar uma cotovelada e virar um chafariz de sangue. Depois de sair bastante irritado para estancar o sangramento ele voltou possesso... de vontade de jogar e mostrar quem faria a festa ao final do jogo. Assim que retornou, segurou a bola e partiu driblando um, dois, três, até ser derrubado novamente. Daí perceberam que não tinha como segurá-lo nem reverter o placar.

Ao fim do primeiro tempo Lucas mostra um pedaço de lenço manchado de sangue ao jogador que deu a cotovelada. Isso desencadearia o ódio já presente nos jogadores e comissão técnica adversárias que tentaram começar uma grande briga. Depois do furdunço, pra quem assistia pela tv tudo parecia que iria continuar normalmente. O intervalo passou, e só o time do SPFC havia retornado a campo. Começava ali a tentativa de golpe. Eles não voltariam mais a campo, provavelmente querendo um terceiro jogo, em um campo neutro, fato que diante da situação seria o último fio de esperança. Nas reportagens, afirmavam terem sido agredidos pelos policiais e por seguranças "armados", o que não condiz com a postura do clube. As marcas que eles mostraram são simplórias perto do que eles mesmos causaram no primeiro jogo. Diante dessa atitude lamentável, ou porque não dizer falta de atitude, já que não quiseram jogar o resto do jogo, e de muitas idas e vindas do quarto árbitro tentando convencê-los a voltar, só restou comemorar a vitória e o título... antecipado?

Aí foi só alegria! Abri uma champanhe e  praticamente joguei a metade no cachorro... Depois fui levar minha prima de volta a casa da mãe, porém no meio do caminho fomos até a orla, tinha alguma movimentação, mas até o momento não era bem o que esperávamos, apenas uma concentração de torcedores num estacionamento. Fazendo o caminho de volta nos deparamos com uma carreata com direito a mini-trio. Segui até encontrar o primeiro retorno e me juntar a leva de carros. Um pessoal mais empolgado começou a parar seus carros e ligar o som, logo veio a polícia pra dispersar a algazarra, que provavelmente deve ter se repetido mais a frente. Enfim, missão cumprida! E a América é nossa novamente!


Pra completar a semana, a construtora devolveu o contrato, e finalmente (bota finalmente nisso!) chegamos a reta final dessa novela da mudança! Se fosse de fato uma novela, agora seriam exibidos os comerciais de últimas semanas... Ainda que a chave seja recebida nos últimos dias de dezembro, provavelmente não passarei ano novo no apê novo, mas de janeiro não passará. Agora é esperar o próximo fim do mundo...




Música pra encerrar o ano: Ma Baker
Música pra começar bem o próximo ano: Djobi Djoba!

A todos um feliz próspero e rico (não só de dinheiro) 2013!



Ah... O que é seu tá guardado.

domingo, 28 de outubro de 2012

Angry Shooter Graduation

Boa noite, seres e não seres, vasos ruins ou não. Crianças, crionças e onças (não duvide que onças acessam esta budega). Aproveito as férias para mais uma vez vir aqui tirar a poeira deste blog semi-abandonado. Será que irei conseguir aproveitar as férias pra tudo que venho pensando? Aceito sugestões!

Enfim, a pós acabou. Pensando aqui, 1 ano e meio passa bem rápido até. No começo parece que vai ser uma eternidade, mas como as aulas são de 15 em 15 dias, e quando a gente se acostuma com a nova rotina,  o tempo voa. Daí, quando fui me dar conta, já estava no fim praticamente. O que demora mesmo é o TCC. Escrever não foi a maior dificuldade. Tudo certo até escolher o tema e o orientador, que trabalhava comigo. Não muito tempo depois que comecei a escrever o artigo, ele entrou em ferias, o que não foi um grande problema, mas não era a mesma coisa que ter a possibilidade de uma orientação diária, frente a frente. Ainda houve uns problemas pra que ele acessasse o sistema. No fim de suas férias, uma politicagem fez com que ele tivesse que sair de lá. O tempo restante foi suficiente pra terminar o trabalho. Depois disso mais um mês de espera pelo certificado, e quando recebi, ainda faltava uma assinatura, mais um dia de espera... e finalmente tudo certo! Quase dois meses depois meu orientador se despediu. Obrigado, Navarro!

Em meio ao TCC fiquei me perguntando se eu iria acabar primeiro o artigo ou se me mudaria antes disso. Venceu o artigo. Para comemorar o término comprei o sake da imagem acima. Bela garrafa, não? Acredito e espero que esse seja o último post que faço do meu velho QG. 

Algo que vem me incomodando mais que o normal ultimamente são os erros de português que vejo principalmente na Internet. Hoje os pirralhos tem que ir até a 9a série, e parece que mesmo passando mais tempo na escola, vão sair aprendendo menos por causa das dezenas de provas de recuperação. Aqui vai uma amostra dos erros mais comuns:

- É um bom carro, mais prefiro o meu. (Custa tanto assim escrever 'mas'?)

- Eu sair ontem pra comprar pão. (Por que diabos trocar o pretérito perfeito pelo infinitivo do verbo?)

- Estou afim de ir ao cinema. (Muita gente vai morrer sem saber que existe 'a fim' e 'afim'.)

- Voçê (...)

- Estou meia cansada... (Estou meio cansado de ouvir isso.)

- A algumas horas vi... (Há algumas horas vi... Muita gente também vai morrer sem saber a diferença entre 'a'  e 'há'... A-ha!!!)

- Aracajú (Santo Cristo! Em pleno séc. XXI ainda tem gente que acha que Aracaju tem acento. Não tem! Quando escrevem caju não botam a desgraça do acento, mas não podem ver Aracaju que vão lá e colocam... Não é mesmo, Pereio?)

Enfim, não sou professor e acho que nem tenho muito jeito pra ensinar, mas quando possível tento ajudar a diminuir esse mal.

Não posso deixar de falar das eleições. É engraçado como Sergipe e Bahia parecem tão sintonizados. Re-elegeram nas últimas eleições para governador os candidatos do PT. Agora, as capitais elegem dois candidatos do DEM. A situação de Aracaju não é complicada, e não precisa ser nenhum cientista político para prever o que aconteceu. Na eleição de 2010, João Alves (DEM) perdeu para Marcelo Déda (PT), porém ele teve mais votos na Grande Aracaju. Ou seja, o recado da capital havia sido dado, e a chance era muito clara pra ele ser o futuro prefeito. O grupo do PT perdeu pelo desgaste do atual prefeito, pela principal proposta de campanha, que apesar de se mostrar inovadora pra cidade logo percebeu-se ser inviável, ataques ruins ao adversário e os outros candidatos não conseguiram se apresentar como uma terceira via. Almeida Lima (PPS) apenas atacava os principais adversários e foi a sensação dos debates. Vera Lucia (PSTU) é uma figurinha tão repetida quanto Almeida na disputa pela prefeitura. Tenho a impressão que ela pensa como Lula, depois de umas dez eleições quem sabe não chega a vez dela ne? A lição que fica é a que quando o povo quer, não tem Lula que dê jeito. Mudando um pouco de ares, desejo muito boa sorte a cidade de São Paulo. Detalhe para a cidade de Santo André que elege um cidadão chamado Carlos Grana (PT). Se lembrar do coitado do Celso Daniel que é bom nada ne? E o Rio de Janeiro parece que não tem mais jeito mesmo...

Só pra constar, continuo achando que voto nulo não serve absurdamente pra nada. Pra mim é apenas um refúgio para os alienados e céticos. Como disse um cientista político, o processo de eleição é como escolher um produto na prateleira do supermercado. Ainda que não goste das opções terá de levar algum. Bem, na eleição pode-se votar nulo e teoricamente "não levar nenhum", mas no dia 1 de janeiro o prefeito eleito (ou reeleito) assumirá seu cargo, então seu voto nulo não fez diferença alguma. ;P

Essa foi a semana do apagão que deixou o Nordeste, parte do Norte e o DF sem energia. Quando percebi que ia demorar a voltar, fui tentar dormir logo, mas sem sucesso. A energia que faltava nas casas eu ainda tinha acumulada. Assim que a transmissão voltou ao normal e a luz do quarto acendeu, eu que apaguei. Finalmente pude testar a lanterna do Galaxy Tab, nada mal por sinal. Daria pra iluminar a rua por umas horas. Falando nisso, pude comprovar que tablet é uma coisa do mal! Até pouco tempo ninguém tinha necessidade até o nosso saudoso Jobs criar o iPad. Tanto pra Android ou pra iOS, são tantos aplicativos e jogos (me viciei seriamente em Angry Birds e Bunny Shooter) que alguma coisa você vai gostar e achar uma utilidade. 





E a imagem acima é do brinde recebido junto com o Sandero. Merci, Renault!

Aos que ficam, juízo!