domingo, 31 de março de 2013

Ano Novo Vida Nov...Quer parar com isso?!


Eis aqui minha pessoa que retorna pra tirar este blog desse quase coma de já nem sei quanto tempo mais, eu não esperava ficar tanto tempo assim sem escrever, mas dia vai, dia vem... sabe como é ne? Depois de "tantas" postagens pré-mudança, eu não ia chegar aqui e dizer apenas: "mudei!" e colocar uma foto de caixas empilhadas. Mas isso não quer dizer que não fosse botar nenhuma foto com caixas empilhadas ne? (Olha aí as tralhas ainda no apartamento antigo) Engraçado é que depois que você não precisa mais de caixas, elas aparecem onde menos se espera e nos tamanhos que mais se deseja. Agora chega de falar de caixas! Caixas caixas caixas! Vem pra Caixa você também...VEM!


O dia da mudança obviamente foi cansativo ao extremo, com algumas falhas de planejamento, mas nada que realmente atrapalhasse no fim. Trouxe mais algumas coisas que deviam ficar longe dos transportadores e fiquei esperando aqui pra que começassem a colocar as coisas. Mas como parece ser de praxe houve um atraso básico e quando terminaram de botar tudo no caminhão já era hora do almoço. Tudo foi tranquilo, mas não pode se esperar que tenham todo o cuidado que a gente teria ne? Então, o resultado disso foi um ou outro estofado branco ter chegado meio pretinho, algumas partes do guarda-roupa terem sofrido, enfim...o importante é que ta tudo no lugar, ou quase isso. Até o montador poder vir eu já tinha me esquecido de metade do que tinha no armário da cozinha. Hoje posso dizer que está tudo em pleno funcionamento, mas não necessariamente do jeito ou no lugar ideal. O modem e roteador do velox estão na sala, quando eu puder usar o pc, que fica no meu quarto, isso vai ser um pequeno problema. O pc fica um pouco longe da tomada, então o fio da extensão por enquanto fica pelo meio do caminho.


Mas depois disso tudo afinal, o que mudou em minha vida? Bem, até agora não tenho um lugar de almoço certo, tenho chegado em casa um pouco mais tarde, não subo ou desço escadas com frequência, não tenho que me preocupar com vizinha da língua grande (ainda), detalhe pro fato que os vizinhos de porta são os donos de um restaurante aqui perto que passei a frequentar, mas certamente não são do tipo que me preocuparia. Agora tenho outros parentes morando bem perto, consigo ver a praia da varanda, e aviões decolando a todo tempo. O sol bate forte no meu quarto à tarde. A princípio cortinas, e agora, uma película na janela faz o árduo trabalho de deter a luz. Por incrível que pareça, uma das coisas que eu estava mais ansioso pra que acontecesse era justamente não ser obrigado a fechar a janela pra dormir. Não tem como um ladrão subir tanto, nem algum doido acertar uma pedra aqui, então tá liberado! Tem um prédio quase na frente, mas fechando o lado certo não há perigo! Nos dias de lua cheia, a luz da lua entra aqui no quarto e a conexão deu aquela melhorada, mas em compensação estou sem tv a cabo. Adoro Record News!


Ainda não explorei tanto assim as ruas próximas, mas se eu pudesse resumir o bairro diria que é uma universidade com algumas avenidas de brinde, separadas por canais, onde eu me perdia fácil fácil! Pelo menos agora já me sinto semi-familiarizado, nada que algum aplicativo de localização não faça também ne? Por acaso os canais estão começando a ser cobertos agora, que sorte a minha, hein?

Até a próxima!




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

12.12.12

Bem, meus caros. Talvez... (apenas talvez) esta seja a última postagem deste ano no mínimo curioso. Tanto de uma forma geral, como pra mim também em particular. Um ano em que morrem Hebe e Niemeyer, Corinthians campeão da Libertadores e do Mundial (pasmem!), Ricardo Teixeira depois de décadas largando o osso da CBF, Felipão voltando a ser técnico da seleção e desenterrando junto o Parreira. Palmeiras na Libertadores e rebaixado pra 2a divisão. Deste século este é o último ano que possibilita dia, mês e ano com os mesmos números. Antes da data deste ano, destaco 10/10/10 (lançamento do última versão do Ubuntu que realmente gostei) e 06/06/06 (The number of the beast, e aniversário de uma amiga). Não acredito em numerologia, mas este 12/12/12 teria que ser uma data marcante, e foi. Na verdade, não apenas o dia 12, mas a semana como um todo foi muito boa!

Depois do primeiro resultado da prova objetiva, estava esperando o resultado da redação. Com bastante receio, diga-se de passagem, mas acreditando ter feito coisa melhor que o ano passado, quando não tive chance de ter a redação corrigida. Consegui 5,7 e agora é só esperar o resultado definitivo e a prova de títulos. No dia seguinte, o fatídico 12 de dezembro de 2012, realizou-se a final da Copa Sul Americana entre São Paulo x Tigre (Não confundir com o Tigres, do México). No primeiro jogo, na Bombonera, o São Paulo começou bem, até que a catimba argentina funcionou e tirou de campo Luis Fabiano. Com 10 jogadores de cada lado o jogo ficou mais cauteloso, amarrado, e sem o ponto de referência na área, o SPFC não conseguiu criar boas chances. Ficava como lição como o time adversário era violento, e que fariam qualquer malandragem possível. Para acompanhar o jogo fui a casa de uma prima, mas tive que apanhá-la antes na casa da mãe. No meio do caminho ela liga para o marido avisando que não iríamos mais ver o jogo lá. (Não façam isso, crianças! Não numa final de campeonato internacional...) Então chegamos sorrateiramente... com buzinaço, bombas, e champagne de brinde. Detalhe: eles têm uma filha de 4 meses. Começou o jogo, muito bom, movimentado, e viria a melhorar quando saiu o primeiro gol da noite, e o último de Lucas, se despedindo para o PSG. Pra animar a festa, aquela pizza no capricho! O São Paulo queria fazer mais, e à medida que o segundo gol se aproximava, mais a catimba adversária aumentava. Entretanto, não foi suficiente pra evitar mais um gol. SPFC 2 x 0 Tigre. Aí o jogo começa a pegar fogo! Lucas, que fazia seu jogo de despedida e se destacava em campo foi perseguido com mais afinco até tomar uma cotovelada e virar um chafariz de sangue. Depois de sair bastante irritado para estancar o sangramento ele voltou possesso... de vontade de jogar e mostrar quem faria a festa ao final do jogo. Assim que retornou, segurou a bola e partiu driblando um, dois, três, até ser derrubado novamente. Daí perceberam que não tinha como segurá-lo nem reverter o placar.

Ao fim do primeiro tempo Lucas mostra um pedaço de lenço manchado de sangue ao jogador que deu a cotovelada. Isso desencadearia o ódio já presente nos jogadores e comissão técnica adversárias que tentaram começar uma grande briga. Depois do furdunço, pra quem assistia pela tv tudo parecia que iria continuar normalmente. O intervalo passou, e só o time do SPFC havia retornado a campo. Começava ali a tentativa de golpe. Eles não voltariam mais a campo, provavelmente querendo um terceiro jogo, em um campo neutro, fato que diante da situação seria o último fio de esperança. Nas reportagens, afirmavam terem sido agredidos pelos policiais e por seguranças "armados", o que não condiz com a postura do clube. As marcas que eles mostraram são simplórias perto do que eles mesmos causaram no primeiro jogo. Diante dessa atitude lamentável, ou porque não dizer falta de atitude, já que não quiseram jogar o resto do jogo, e de muitas idas e vindas do quarto árbitro tentando convencê-los a voltar, só restou comemorar a vitória e o título... antecipado?

Aí foi só alegria! Abri uma champanhe e  praticamente joguei a metade no cachorro... Depois fui levar minha prima de volta a casa da mãe, porém no meio do caminho fomos até a orla, tinha alguma movimentação, mas até o momento não era bem o que esperávamos, apenas uma concentração de torcedores num estacionamento. Fazendo o caminho de volta nos deparamos com uma carreata com direito a mini-trio. Segui até encontrar o primeiro retorno e me juntar a leva de carros. Um pessoal mais empolgado começou a parar seus carros e ligar o som, logo veio a polícia pra dispersar a algazarra, que provavelmente deve ter se repetido mais a frente. Enfim, missão cumprida! E a América é nossa novamente!


Pra completar a semana, a construtora devolveu o contrato, e finalmente (bota finalmente nisso!) chegamos a reta final dessa novela da mudança! Se fosse de fato uma novela, agora seriam exibidos os comerciais de últimas semanas... Ainda que a chave seja recebida nos últimos dias de dezembro, provavelmente não passarei ano novo no apê novo, mas de janeiro não passará. Agora é esperar o próximo fim do mundo...




Música pra encerrar o ano: Ma Baker
Música pra começar bem o próximo ano: Djobi Djoba!

A todos um feliz próspero e rico (não só de dinheiro) 2013!



Ah... O que é seu tá guardado.

domingo, 28 de outubro de 2012

Angry Shooter Graduation

Boa noite, seres e não seres, vasos ruins ou não. Crianças, crionças e onças (não duvide que onças acessam esta budega). Aproveito as férias para mais uma vez vir aqui tirar a poeira deste blog semi-abandonado. Será que irei conseguir aproveitar as férias pra tudo que venho pensando? Aceito sugestões!

Enfim, a pós acabou. Pensando aqui, 1 ano e meio passa bem rápido até. No começo parece que vai ser uma eternidade, mas como as aulas são de 15 em 15 dias, e quando a gente se acostuma com a nova rotina,  o tempo voa. Daí, quando fui me dar conta, já estava no fim praticamente. O que demora mesmo é o TCC. Escrever não foi a maior dificuldade. Tudo certo até escolher o tema e o orientador, que trabalhava comigo. Não muito tempo depois que comecei a escrever o artigo, ele entrou em ferias, o que não foi um grande problema, mas não era a mesma coisa que ter a possibilidade de uma orientação diária, frente a frente. Ainda houve uns problemas pra que ele acessasse o sistema. No fim de suas férias, uma politicagem fez com que ele tivesse que sair de lá. O tempo restante foi suficiente pra terminar o trabalho. Depois disso mais um mês de espera pelo certificado, e quando recebi, ainda faltava uma assinatura, mais um dia de espera... e finalmente tudo certo! Quase dois meses depois meu orientador se despediu. Obrigado, Navarro!

Em meio ao TCC fiquei me perguntando se eu iria acabar primeiro o artigo ou se me mudaria antes disso. Venceu o artigo. Para comemorar o término comprei o sake da imagem acima. Bela garrafa, não? Acredito e espero que esse seja o último post que faço do meu velho QG. 

Algo que vem me incomodando mais que o normal ultimamente são os erros de português que vejo principalmente na Internet. Hoje os pirralhos tem que ir até a 9a série, e parece que mesmo passando mais tempo na escola, vão sair aprendendo menos por causa das dezenas de provas de recuperação. Aqui vai uma amostra dos erros mais comuns:

- É um bom carro, mais prefiro o meu. (Custa tanto assim escrever 'mas'?)

- Eu sair ontem pra comprar pão. (Por que diabos trocar o pretérito perfeito pelo infinitivo do verbo?)

- Estou afim de ir ao cinema. (Muita gente vai morrer sem saber que existe 'a fim' e 'afim'.)

- Voçê (...)

- Estou meia cansada... (Estou meio cansado de ouvir isso.)

- A algumas horas vi... (Há algumas horas vi... Muita gente também vai morrer sem saber a diferença entre 'a'  e 'há'... A-ha!!!)

- Aracajú (Santo Cristo! Em pleno séc. XXI ainda tem gente que acha que Aracaju tem acento. Não tem! Quando escrevem caju não botam a desgraça do acento, mas não podem ver Aracaju que vão lá e colocam... Não é mesmo, Pereio?)

Enfim, não sou professor e acho que nem tenho muito jeito pra ensinar, mas quando possível tento ajudar a diminuir esse mal.

Não posso deixar de falar das eleições. É engraçado como Sergipe e Bahia parecem tão sintonizados. Re-elegeram nas últimas eleições para governador os candidatos do PT. Agora, as capitais elegem dois candidatos do DEM. A situação de Aracaju não é complicada, e não precisa ser nenhum cientista político para prever o que aconteceu. Na eleição de 2010, João Alves (DEM) perdeu para Marcelo Déda (PT), porém ele teve mais votos na Grande Aracaju. Ou seja, o recado da capital havia sido dado, e a chance era muito clara pra ele ser o futuro prefeito. O grupo do PT perdeu pelo desgaste do atual prefeito, pela principal proposta de campanha, que apesar de se mostrar inovadora pra cidade logo percebeu-se ser inviável, ataques ruins ao adversário e os outros candidatos não conseguiram se apresentar como uma terceira via. Almeida Lima (PPS) apenas atacava os principais adversários e foi a sensação dos debates. Vera Lucia (PSTU) é uma figurinha tão repetida quanto Almeida na disputa pela prefeitura. Tenho a impressão que ela pensa como Lula, depois de umas dez eleições quem sabe não chega a vez dela ne? A lição que fica é a que quando o povo quer, não tem Lula que dê jeito. Mudando um pouco de ares, desejo muito boa sorte a cidade de São Paulo. Detalhe para a cidade de Santo André que elege um cidadão chamado Carlos Grana (PT). Se lembrar do coitado do Celso Daniel que é bom nada ne? E o Rio de Janeiro parece que não tem mais jeito mesmo...

Só pra constar, continuo achando que voto nulo não serve absurdamente pra nada. Pra mim é apenas um refúgio para os alienados e céticos. Como disse um cientista político, o processo de eleição é como escolher um produto na prateleira do supermercado. Ainda que não goste das opções terá de levar algum. Bem, na eleição pode-se votar nulo e teoricamente "não levar nenhum", mas no dia 1 de janeiro o prefeito eleito (ou reeleito) assumirá seu cargo, então seu voto nulo não fez diferença alguma. ;P

Essa foi a semana do apagão que deixou o Nordeste, parte do Norte e o DF sem energia. Quando percebi que ia demorar a voltar, fui tentar dormir logo, mas sem sucesso. A energia que faltava nas casas eu ainda tinha acumulada. Assim que a transmissão voltou ao normal e a luz do quarto acendeu, eu que apaguei. Finalmente pude testar a lanterna do Galaxy Tab, nada mal por sinal. Daria pra iluminar a rua por umas horas. Falando nisso, pude comprovar que tablet é uma coisa do mal! Até pouco tempo ninguém tinha necessidade até o nosso saudoso Jobs criar o iPad. Tanto pra Android ou pra iOS, são tantos aplicativos e jogos (me viciei seriamente em Angry Birds e Bunny Shooter) que alguma coisa você vai gostar e achar uma utilidade. 





E a imagem acima é do brinde recebido junto com o Sandero. Merci, Renault!

Aos que ficam, juízo!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Home Sweet New Home

Pessoas, chegou a hora da mudança! E não estou falando de política, apesar de ela estar precisando também. Depois de muito vai não vai, empurra-empurra, estica e puxa (sem festa da Xuxa!), e quase 30 anos de residência fixa, é hora de mudar.

Como começo desse post vou tomar como referência a cerimônia de entrega do condomínio. Esta seria a primeira vez que eu entrava lá. Por si só as duas torres são impactantes, e pra quem passou a vida toda morando em um prédio de 4 andares então! A "cerimônia" já havia começado quando cheguei, e fiquei de pé enquanto uma moça explicava uma série de trâmites (legais ou não). Enquanto isso eu dava pequenas voltas pela quadra, tentando olhar o que havia ao redor. Logo eu começaria a encontrar figuras conhecidas. Afinal, é Aracaju! Que inocência a minha acreditar que eu sairia dali sem encontrar uma alma que eu ja não tivesse conhecido. Primeiramente, um cidadão do tempo de escola. O mais engraçado é que das vezes que o encontrei, foram em situações semelhantes, reunião de condomínio, reunião de igreja, ou seja, pequenos aglomerados... parece que é uma condição pra o cidadão aparecer. Mas até aí, estaria tudo normal. Até aí. Mais algumas voltas, e meus olhos percebem outro conhecido, alguém que havia sido meu professor na graduação. Aí o sinal de alerta! O que mais estaria por vir?

A partir daquela hora não poderia duvidar de mais nada! Então começava o momento de maior tensão da noite. A escolha (espontânea) do síndico e sua trupe. Nesse momento, eu consegui um lugar pra sentar. Como em qualquer outra escolha desse tipo, muito cochicho e 10 minutos de espera até que alguma alma se voluntariasse a um cargo que não fosse o de síndico, talvez o de sub-síndico, ou quem sabe o de conselheiro. Depois do primeiro, abre a porteira e um rebanho resolve ceder também. No meio desse rebanho, surge a principal surpresa. Meu chefe! WHAT? Que p(#!*& tu tá fazendo aí? Acenei pensando isso. Depois do Minha Casa Minha Vida, agora tem o Meu Chefe Meu Vizinho. Em seguida, mais uma surpresa escolar viria. Na hora em que a trupe se apresentou aos outros moradores, dizendo o nome e apartamento que iria ocupar, percebi mais um colega do tempo de escola. Mas lá do tempo de 2a ou 3a série, ou seja, quase 20 anos depois o cara resolve (se desenterrar!) aparecer de novo. Parece encosto! Não sei se fiquei mais surpreso por como o cidadão está hoje ou com o fato de eu ter reconhecido ele. Daí finalmente o síndico se revelou, houve um sorteio de brindes para cada prédio e a "festa" começou! Minha mãe conversava com meus tios e eu fui dar umas voltas pra tentar tirar algumas boas fotos. Uma sensação estranha tomava conta, pois eu respondia como morador, mas nem sabia se de fato iria morar. O professor me achou depois, conversamos rapidamente, mas ainda não podia crer que ele seria um "vizinho". Também não pensei que minha mãe conheceria pessoalmente meu chefe num evento que não fosse relacionado ao trabalho. Para completar a noite, sem perceber fui filmado pelo programa de uma colunista social...

Alguns dias depois desse evento, o ap. em que ainda moro foi vendido. Tão logo a venda realizada, começou a correria. Tirar tudo das gavetas, guarda-roupa, e outros móveis. Um infindável rasgar de papeis, documentos antigos, contas, boletins, contratos, agendas, jornais, cadernos velhos. Tinha simplesmente de tudo. De repente se descobre coisas que nunca haviam aparecido e a vem a vontade de guardar coisas que talvez não sejam tão necessárias assim. Mas eu já havia me livrado de várias coisas há alguns meses, quando surgiram os primeiros rumores de mudança. Até me arrependo de ter usado a caixa da guitarra pra ter jogado tanta tralha fora. Enfim, ainda assim, me foi reclamado que eu estava guardando muita coisa. Não vou abrir mão das minhas coisas assim tão simplesmente, o que tiver de ser jogado fora será jogado, o que tiver de ser dado, será. E o resto eu taco fogo!!!

(~ Momento Toninho do Diabo ~)

Minhas caixas já estão todas arrumadas. É bom ter um lugar extra pra guardar suas coisas em caso de emergência. Casa da namorada, da tia, do amigo, seja lá de quem. Tenha esse lugar. Principalmente se estiver indo pra um lugar menor. Ainda não me livrei das roupas. Preciso fazer esse filtro, ou farão por mim, e sei que vou me arrepender de deixar isso acontecer. Eu não vou conseguir levar tudo que queria, mas a melhor parte pelo menos está garantida. Até o PS2 já está guardado. Sei que não terei tempo mesmo para jogar ate terminar o bendito artigo da Pós. Agora não falta muito (posso dizer que tá em uns 90% de andamento). Nem pra mudança, nem pra terminar o artigo. Mas o artigo vai primeiro. Tem que ir primeiro! Até porque se eu ficar sem internet em casa antes dessa bagaça acabar, vai ser um problemão...

Semana passada fui no novo ap para fazer a vistoria. Não fazia idéia de como era alto, a visão é linda e ao mesmo tempo assustadora. Olhar exatamente pra baixo não é muito recomendável, mas ao longe dá pra ver o rio, parte da praia, o aeroporto. Estou curioso pela vista noturna, e o nascer do sol. Acredito que será relaxante até demais! Ainda não escolhi qual será meu quarto, mas acho que a escolha vai pender pro lugar que tiver a melhor vista.

O que não será relaxante é a atualização de endereço em trocentos cadastros, mas faz parte. A parte boa, é que sei que vou me livrar da Oi. A conexão não da nem muito problema, mas não conseguir dar um up na velocidade foi decepcionante. Mesmo que eu fique um tempo sem internet, sei que vou conseguir algo melhor em breve. É nessa esperança que realmente aposto pra conseguir pegar o pacote completo da GVT. Algo que também me preocupa é o trãnsito. Apesar de estar sem carro no momento. Now, I have no Idea! (Ninguém vai entender essa) Terei que aprender novos caminhos e criar novas rotinas. Agora que minhas aulas acabam estou indo morar praticamente do lado da universidade.

Por fim, a palavra é uma só: ansiedade.

"Galinha de casa a gente não corre atrás." (Martelotta, 2012)

domingo, 25 de março de 2012

Toda Hora é Hora! ~Anysium Time~




Dois posts no mesmo mês? Isso não acontecia desde... nem me lembro! Mas espero continuar nesse ritmo. Infelizmente, vou botar esse post na conta da morte de Chico Anysio. A última morte que tinha 'motivado' a que eu escrevesse aqui foi a do Steve Jobs. Assim como Jobs, Chico é considerado um gênio, na comédia, por conseguir transportar sua obra do rádio para a tv, com pioneirismo e maestria, além de ter criado centenas de personagens e colecionado fãs de várias gerações. Pelo visto, o Professor Raimundo ficou com saudade do Galeão Cumbica, Rolando Lero e seu Baltazar da Rocha. Antes de continuar, devo dizer que não virei fã depois que ele morreu, e ficaria chateado se alguém me dissesse isso. (Ui, ele ficou revoltadinho!)

Desde que tive acesso ao canal Viva, no horário da Escolinha não tem outra opção. A bem da verdade, sua morte não foi surpreendente, há algum tempo que acompanho as notícias, e quando em uma semana ele parecia melhor, na outra já piorava, e isso foi uma constante. Até que no dia final, não sei se maldosamente ou não, alguns já afirmavam ou especulavam o falecimento. Fiquei sabendo através de minha mãe, no meio da tarde. Nessa hora me veio a mente a época em que eu era pequeno (Sim, eu já fui pequeno!) minha vó ainda era viva, e no fim da tarde ao invés da novela, série, cocozito, sei lá como classificar Malhação, passava a Escolinha do Professor Raimundo. E tempos depois, havia as noites de sábado com Chico Total. Ainda mais que o saudoso professor, eu gostava do Alberto Roberto, e suas puxadas de r, as sílabas alongadas, os nomes trocados. De fato, um símbolo sescual! Menções honrosas a Pantaleão, Painho, Haroldo e Nazareno.

E voltando a falar em Jobs, há o rumor de Ashton Kutcher interpretar o Steve nas telonas. De fato, quando olho fotos dele nos tempos áureos, realmente lembra o Ashton. Veremos se ele não vai fazer um cagaço no papel. Já basta a frustração alheia com Two and a Half Men...

E o blog, ó!